Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Homem condenado no lugar do irmão pede indenização do Estado de R$ 1,2 milhão

    há 2 anos

    A ação também pede que o GEA seja obrigado a realizar, anualmente, capacitação anti-discriminatória racial com a polícia

    A Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) está pedindo, na Justiça, indenização de R$ 1.262.000 para um homem pardo que foi condenado injustamente no lugar do irmão, em 2016. A pena de um ano e quatro meses, inicialmente no regime aberto, mas substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa, foi cumprida integralmente pela pessoa errada.

    A inocência só foi reconhecida esse ano, após pedido de revisão criminal da DPE-AP, baseado em perícia de assinatura, que concluiu que o verdadeiro autor do delito, preso em flagrante e confesso, se passou pelo irmão durante toda a fase policial.

    Na ação, a DPE-AP também pediu que o Governo do Estado do Amapá seja obrigado a realizar, anualmente, capacitação anti-discriminatória racial com todo efetivo policial, além do registro em áudio e vídeo dos procedimentos feitos nas delegacias, no mesmo prazo estabelecido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que as policias de todo país passem a usar câmeras nos uniformes, até março de 2022.

    Segundo a defensora pública Júlia Lordelo, dados de pesquisa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) apontam que cerca de 81% das pessoas reconhecidas erradamente são pessoas pardas ou negras e todos os casos da pesquisa apontaram 100% de inocência dos condenados injustamente.

    “Houve diversas falhas do Estado em todo o caso envolvendo o indivíduo injustamente condenado, o qual somente foi exonerado da culpa penal após mais de cinco anos, sendo que o Estado foi provocado em mais de três ações para reparar o indivíduo, que nunca teve sequer investigada sua alegação de que outra pessoa fora presa em flagrante e dado seu nome”, finalizou Lordelo.

    A ação pode chegar até a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

    Defensoria Pública - AP

    Voltar


    • Publicações181
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-condenado-no-lugar-do-irmao-pede-indenizacao-do-estado-de-r-1-2-milhao/1300304250

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Jurisprudênciahá 11 meses

    Tribunal de Justiça do Paraná TJ-PR: XXXXX-67.2021.8.16.0182 Curitiba

    Clovis A. Maschietto, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Banco ressarcirá vítima de golpe por WhatsApp

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)